27 out Como um compositor estuda?
Como um compositor estuda?
Diariamente. Eu, como compositor, diariamente me disponho a praticar composição. Trata-se de um conjunto de estudos muito simples prevendo os aspectos de uma obra musical.
Há uma linha de pensamento vigente no Brasil que se considera o estudo do instrumento como parte do estudo da composição. Ledo engano. Não há vínculo. E se você quer ser um bom instrumentista e um bom compositor, precisa estudar ambos separadamente.
Veja bem: O compositor estuda diariamente práticas composicionais! No meu caso, e o que transmito aos meus alunos, composição por diferentes aspectos musicais.
A composição por aspecto melódico gera estudos variados como espelhamentos e transposições, transposições de espelhamentos. Nesse caso é como produzir esboços.
Harmonia
A composição por aspecto harmônico eu pratico de dois modos, o primeiro baseado no estudo de blocos harmonizando uma melodia, e o segundo praticando texturas harmônicas polifônicas ou não.
E por último composição por aspecto rítmico. Este estudo por sua vez, provavelmente é o mais rico, por conceder mais possibilidades de sonoridade. Ainda mais ao considerar a América Latina como fonte rítmica em sua extensa miscigenação. Trata-se de uma prática que alinha os três aspectos rítmicos – condução, marcação e clave.
E por último pratico composição por mapa de intensidade e textura harmônica.
Como também sou letrista se veio até aqui por essa espécie de composição, eu também a prático em um estudo chamado contextualização.
Vamos falar do estudo? Assim eu estudo composição, e você como pretende estudar?
Leciono todas as semanas Composição Erudita, com uma turma laboratorial. Vamos? Letra e música é um curso perfeito para outras pessoas. Qual serve melhor a você?
#VemProSouzaLima