13 out Qual o campo harmônico de ré bemol maior?
Qual o campo harmônico de ré bemol maior?
Vamos começar cravando que o campo harmônico é uma bola moldável, que na medida que recebe acordes de outros lugares vai se deformando, ou melhor, trazendo atrativos musicais que ampliam o conceito de campo harmônico.
Oriundo da escala de ré maior são oito tétrades e sete tríades:
Db Ebm Fm Gb Ab Bbm Cdim – tríades
Db7M Ebm7 Fm7 Gb7M Ab7 Ab7sus4 Bbm7 Cø
Assim a bola moldável estará plena, redondinha em sua característica fundamental.
Dominantes secundários
Mas podemos incluir Dominantes secundários, o que sutilmente deformará o mais habitual! Dominante secundário, porque cada tonalidade possui seu dominante primário, presente no V grau.
O dominante secundário tem fundamentais diatônicas como característica. Mas sempre em sua estrutura a terça do acorde será uma nota ausente da escala original da tonalidade, veja só, aí está a deformidade.
Ab7 é dominante de Db7M – dominante primário.
Bb7 é dominante secundário Ebm7 ou Em; C7 é dominante secundário de Fm7 ou Fm; Db7 é dominante secundário de Gb7M ou Gb; Eb7 é dominante secundário de Ab7 ou Ab7sus; F7 que é dominante secundário de Bbm7.
Repare que são 12 acordes com estrutura dominante, sendo que apenas seis trítonos, todos os dominantes foram utilizados. O VII grau repetiria um trítono para ter um dominante, mas como sua quinta é diminuta, acordes com tríade diminuta não possuem dominante.
Cada dominante desses pode ser substituído pelo acorde de igual trítono.
C7 por Gb7; Ab7 por D7; Bb7 por E7; F7 ou B7; Eb7 por A7. E a bola vai se deformando aumentando o número de possibilidades.
Ainda podemos acrescer subdominantes menores associadas ao dominante secundário. E muito empréstimo modal. E haja deformidade porque o tom menor que é paralelo a toda escala maior – si bemol menor, homônimo, utiliza três escalas.
Vamos estudar harmonia? Tenho um curso ótimo para indicar!
Me escreve joao.marcondes@souzalima.com.br
#VemProSouzaLima