09 ago O que é Teoria Musical?
Muitos são os que decidem estudar música fugindo a galope da Teoria Musical.
Mas fugir da teoria para que, se ainda mais a teoria é um aspecto fundamental para a consolidação do conhecimento musical?
Primeiramente o estudo da linguagem e estruturação musical, o que de fato é a teoria, está envolto de toda a prática musical! Vamos descobrir?
Afinal o que é teoria musical?
Desde já o estudo teórico é o conjunto de normas que estabelece diretrizes para a grafia dos sons. Ler vai ajudar, mesmo que seja de maneira a decodificar, sem fluência absoluta.
Sobretudo trata-se de um conjunto de valores da linguagem musical que propicia a comunicação verbal através dos elementos da música, elementos simbólicos que se estabelecem graficamente na estruturação de uma partitura.
Ler ou não ler?
Conhecer os paradigmas da teoria musical é estabelecer-se alfabetizado em uma linguagem comum e presente em quase a totalidade do globo terrestre, bem como, uma linguagem praticamente universal (para os que ignoram os E.Ts).
A teoria identifica valores e elementos físico-musicais – como altura, duração, intensidade, timbre, melodia, harmonia e ritmo -, estabelecendo símbolos para registrar uma ideia musical. Justamente quando tocamos justamente decodificamos a partitura.
Quanto a comunicação
Além disso o simples fato de nomear um conjunto de sons é parte do estudo da teoria da música. Só que o primeiro passo.
Estabelecer uma contagem para iniciar uma execução de uma canção, é elemento primordial da teoria musical. Aí, parecia que não estávamos estudando nada de teoria e de repente percebemos que na prática já aderimos para alguns elementos do estudo teórico.
Identificar mesmo através de aparelhos eletrônicos, ou aplicativos, sons para gerenciar a afinação de um instrumento também é parte da estruturação musical.
Muitos dos que fogem do estudo da teoria na realidade são imbuídos de conhecimentos apenas desordenados, mas que compõe intimamente os elementos desse estudo é prática. Compreende?
A organização do estudo
Por analogia os elementos da teoria propiciam uma avaliação profunda do fazer musical. Existem linhas correntes da escrita musical que compõe um vocabulário profundo para os músicos.
Partitura é a mais completa forma de grafia musical com símbolos para altura, duração, intensidade e timbre.
Cifras, por sua vez, são letras maiúsculas e minúsculas compostas com símbolos musicais e não-musicais, além de números, que representam conjuntos de notas. Pode ser aplicado acima de uma letra. Ou na partitura sobre a pauta.
As cifras não identificam altura, timbre, duração, ou intensidade, é verdade, mas antecipo que possuem utilidade.
E a tablatura?
De acordo com os leigos estudar tablatura é anti-teoria. Balela, embora muitos imaginem que a tablatura tenha surgido com os instrumentos do século XX – como a guitarra elétrica e o contrabaixo, na verdade essa forma de escrita geográfica se estabeleceu por volta do século XIV.
E possui função importante na escrita musical se aliada a partitura identificando, por exemplo o timbre – haja vista que instrumentos de cordas pinçadas possuem mais de uma localização para uma mesma altura.
Vamos em frente! Inaugurando nosso glossário!
#VemProSouzaLima
Artigo postado em 29 de janeiro de 2018, ampliado e revisado em 5 de agosto de 2021.