08 jul Quais são as características do educador musical brasileiro?
Quais são as características do educador musical brasileiro?
Estamos tratando aqui da minha opinião. O educador musical brasileiro nem sempre é um especialista em música brasileira. E isso reflete do ensino musical, tradicional erudito que se toca mais Bach que Villa-Lobos. E música improvisada que se toca mais jazz do que bossa-nova.
Existe no Brasil uma importante corrente de ensino musical baseada nas tradições da música erudita. É quando o educador atua com crianças e adolescentes, mas em metodologias que se repetiam nos padrões dos educadores europeus.
Já na formação para música improvisada há o contexto do ensino de JAZZ norte-americano. Algumas faculdades se concentram exclusivamente neste viés de ensino.
É o caso da Faculdade Souza Lima, aqui ensinamos em equilíbrio música brasileira – choro, bossa-nova e pós-Hermeto Paschoal, música contemporânea, mas o ênfase está no jazz. Passamos por música erudita e até música pop nos cursos livres, na graduação não.
Obviamente, para se dedicar à educação musical, com a prática da música brasileira, você precisa de experiência. Experiência! Ter história com o ritmo, com o gênero, com o estilo de se tocar.
O samba é um gênero brasileiro originado da formação natural. Quando tocamos uma instrumentação como um trio de jazz, estamos adaptando a linguagem de outro instrumento. E é preciso conhecer este instrumento, seus recursos e fundamentos.
O educador musical brasileiro precisa ser um conhecedor da organologia do nosso repertório, um conhecedor do próprio repertório – dos fonogramas, das partituras, claro, obviamente o educador musical brasileiro toca o que ele ensina.
E muitas vezes ele domina mais de um instrumento. Você quer ser um educador de música brasileira? Estudar educação é fundamental, e dominar aquilo que se pretende ensinar.
Vamos pensar a educação musical brasileira de uma maneira diferente, mas que a cada ponto, a cada publicação possamos juntos refletir para o melhor.
#VemProSouzaLima