22 jun Quais as principais cantoras brasileiras de todos os tempos?
Quais as principais cantoras brasileiras de todos os tempos?
Para conhecer a música brasileira em profundidade, é impossível ignorar os cantores e cantoras brasileiras.
O atraso de cerca de quinze anos para o surgimento dos primeiros nomes femininos da indústria fonográfica justifica-se pelo preconceito e machismo.
Há, por exemplo, um famoso radialista brasileiro ainda vivo, que proibiu sua esposa de permanecer na carreira artística. Um tosco que dias atrás zombou da PANDEMIA. Dos piores tipos de ser-humano que tem por aí.
Primeiro Nome da Indústria Fonográfica
O primeiro nome feminino no mercado fonográfico brasileiro é o de Chiquinha Gonzaga, uma pianista e compositora devastadora e fundamental. Mas ela não é uma das cantoras do Brasil.
A primeira cantora de música brasileira foi Aracy Cortes. Que cantava ainda com voz lírica, veja só.
Em seguida, Carmem Miranda, como a primeira referência internacional da música popular brasileira. Elisa Coelho e Aurora Miranda fazem parte dessa primeira geração, que abre asas para Aracy de Almeida, provavelmente a primeira intérprete brasileira a viajar por vários gêneros e estilos, e permanecer intocável por décadas.
Aracy de Almeida é tida como a principal intérprete brasileira da era da rádio. E que infelizmente esteve nos programas de auditório de Silvio Santos, e ficou conhecida na década de 1980 de uma maneira depreciativa.
Dircinha Batista, Odete Amaral, Cynara Ríos, Isaura García, Emilinha Borba e Ademilde Fonseca seguiram os passos de Aracy cantando particularmente gêneros e ritmos urbanos.
Uma das primeiras cantoras a trazer a música nordestina em foco foi a conhecida como rainha do baião: Carmélia Alves.
Dalva de Oliveira e Elizeth Cardoso, Maysa, Nara Leão e Sylvia Telles representaram o samba-canção, a bossa nova, o samba e o morro (favelas).
Embora Elizeth tenha feito a primeira gravação de bossa-nova, sua obra mais significativa é de estilo popular com gêneros e vertentes de samba.
O canto feminino da composição popular brasileira elevou a nossa múica a outro nível ao longo da história da música.
Geração dos FESTIVAIS
Para uma geração de festivais que inclui Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Costa, Rita Lee, Alcione e depois Nana Caymmi. Elba Ramalho, Clara Nunes, Leila Pinheiro e Zizi Possi fecham o imortal panteão da música brasileira. Cada um com sua importância. Desfrutar!
Essa publicação tem a vontade de orientar sua audição. Muito há depois, mas com o que temos aqui se consolida um panorama importante da voz feminina brasileira.
E a música brasileira segue sendo feita. Como não pensar nos dias de hoje em Mônica Salmaso, Ceumar, Rosa Passos, Fabiana Cozza, e até mesmo uma Marília Mendonça – uma artista expressiva, na minha opinião.
#VemProSouzaLima