Fale Conosco

Quais as principais cantoras brasileiras de todos os tempos?

Quais as principais cantoras brasileiras de todos os tempos?

Quais as principais cantoras brasileiras de todos os tempos?

Para conhecer a música brasileira em profundidade, é impossível ignorar os cantores e cantoras brasileiras.

O atraso de cerca de quinze anos para o surgimento dos primeiros nomes femininos da indústria fonográfica  justifica-se pelo preconceito e machismo.

Há, por exemplo, um famoso radialista brasileiro ainda vivo, que proibiu sua esposa de permanecer na carreira artística. Um tosco que dias atrás zombou da PANDEMIA. Dos piores tipos de ser-humano que tem por aí.

Primeiro Nome da Indústria Fonográfica

O primeiro nome feminino no mercado fonográfico brasileiro é o de Chiquinha Gonzaga, uma pianista e compositora devastadora e fundamental. Mas ela não é uma das cantoras do Brasil.

A primeira cantora de música brasileira foi Aracy Cortes. Que cantava ainda com voz lírica, veja só.

https://youtu.be/XtT0ZjCFEw0

Em seguida, Carmem Miranda, como a primeira referência internacional da música popular brasileira. Elisa Coelho e Aurora Miranda fazem parte dessa primeira geração, que abre asas para Aracy de Almeida, provavelmente a primeira intérprete brasileira a viajar por vários gêneros e estilos, e permanecer intocável por décadas.

Aracy de Almeida é tida como a principal intérprete brasileira  da era da rádio. E que infelizmente esteve nos programas de auditório de Silvio Santos, e ficou conhecida na década de 1980 de uma maneira depreciativa.

https://youtu.be/nsPLt-G4Jrk

Dircinha Batista, Odete Amaral, Cynara Ríos, Isaura García, Emilinha Borba e Ademilde Fonseca seguiram os passos de Aracy cantando particularmente gêneros e ritmos urbanos.

Uma das primeiras cantoras a trazer a música nordestina em foco foi a conhecida como rainha do baião: Carmélia Alves.

https://youtu.be/f8OMfDhx9nE

Dalva de Oliveira e Elizeth Cardoso, Maysa, Nara Leão e Sylvia Telles representaram o samba-canção, a bossa nova, o samba e o morro (favelas).

https://youtu.be/0MfGMIJqyYk

Embora Elizeth tenha feito a primeira gravação de bossa-nova, sua obra mais significativa é de estilo popular com gêneros e vertentes de samba.

O canto feminino da composição popular brasileira elevou a nossa múica a outro nível ao longo da história da música.

Geração dos FESTIVAIS

Para uma geração de festivais que inclui Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Costa, Rita Lee, Alcione e depois Nana Caymmi. Elba Ramalho, Clara Nunes, Leila Pinheiro e Zizi Possi fecham o imortal panteão da música brasileira. Cada um com sua importância. Desfrutar!

https://youtu.be/nxTUla_ehJ8

https://youtu.be/drGewMyo00A

https://youtu.be/sb85PsJwgJw

Essa publicação tem a vontade de orientar sua audição. Muito há depois, mas com o que temos aqui se consolida um panorama importante da voz feminina brasileira.

E a música brasileira segue sendo feita. Como não pensar nos dias de hoje em Mônica Salmaso, Ceumar, Rosa Passos, Fabiana Cozza, e até mesmo uma Marília Mendonça – uma artista expressiva, na minha opinião.

#VemProSouzaLima