04 maio O que é dó móvel?
O que é dó móvel?
A primeira vista dó móvel é um sistema para a prática do solfejo melódico, que consiste em compreender a nota dó – nomenclatura dada para um som central, a partir da função que exerce perante uma possível estrutura diatônica. Dó como tônica, não como altura.
Antes de mais nada a nota dó entoada em solfejo nessa metodologia será sempre o primeiro grau de uma escala diatônica. Se tivermos a escala de sol maior – sol lá si dó ré mi fa# sol, cantaremos com as alturas presentes na escala de sol, mas com a nomenclatura da escala de dó maior.
SÍLABAS DE SOLFEJO
I – DÓ; #I – DI; II – RÉ; #II – RI; bIII – MÊ; III – MI; IV – FÁ; #IV – FI; V – SOL
#V- SI; V – SOL; bVI – LÊ; VI – LÁ; #VI – LI; bVII – TÊ; VII – TI.
O estudo do Solfejo desde já via modalidade dó móvel contribui para a formação do estudante na composição íntima entre repertório estético e limitação fisiológica.
Voz destreinada e o Solfejo
Primeiramente um estudante iniciante, com voz destreinada, pode cantar alturas reais? A ideia do método é ótima então, por condicionar ao nível de partida propiciando que os desenvolvimentos fisiológicos e musicais caminhem juntos.
Um método que observa individualidades das qualidades vocais.
Um estudante exposto a um método de solfejo com sons reais pode apresentar dificuldade em emitir a altura por sequer ouvi-la, e também, por ser incapaz de reproduzi-la em seu aparelho vocal.
Vale ressaltar que o emprego de sílabas de solfejo que representam as funções das alturas, cada qual uma, é parte da metodologia do dó móvel, não o centro de seu pensamento. Por exemplo: dó sustenido sendo chamado de DI. É parte do sistema, mas que também pode ser empregado no método de dó fixo.
Zoltán Kodally (1882 – 1967) foi o primeiro educador musical, renomado compositor de música escrita, a propor o solfejo por dó móvel. Metodologia esta hoje utilizada pela Berklee College Of Music, de maneira específica, adaptada aos estudantes da universidade. A Faculdade Souza Lima faz uso do método de dó móvel aplicado na Berklee.
Método
Como autor e pesquisador da educação musical no Brasil, eu João Marcondes, escrevi um conjunto metodológico composto em quatro livros baseado na ideia de Dó Móvel. Um trabalho de extensa pesquisa encontrado no aplicativo KINDLE.
Os livros SOLFEJO E DITADO MELÓDICO, volume 1, 2 e 3, tratam do método voltado para adolescentes e adultos. E ainda há um método infantil, para musicalização a partir dos 5 anos.
Acima de tudo, na minha opinião, como educador a ideia do dó móvel em diferentes metodologias é a que mais capacita o estudante para a prática do solfejo e desenvolvimento da percepção melódica.
O dó móvel propõe um estudo de solfejo de antemão sem lesões nas cordas vocais.