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Quais são as tríades de um campo harmônico menor baseado na escala menor harmônica?

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Quais são as tríades de um campo harmônico menor baseado na escala menor harmônica?

Quais são as tríades de um campo harmônico menor baseado na escala menor harmônica?

Como é a terceira publicação especialmente com este tema precisamos recordar, caso esta seja sua primeira leitura, que os campos harmônicos são construídos através de escalas diatônicas. O campo harmônico maior então responde a uma escala diatônica maior. O campo harmônico menor de maneira peculiar responde a três escalas menores (primitiva, harmônica e melódica). Pronto!

Nesta publicação veremos os graus de uma escala menor harmônica.

São 12 tonalidades menores, que usufruem cada tonalidade de 36 conjuntos diferentes, ou pela tríade, ou pela sétima ou pelas extensões.

Como os acordes são formados?

Os acordes no modo menor são sobrepostos em terças diatônicas, ou seja, terças encontradas da própria estrutura do tom sobre cada grau da escala (cada escala tem sete graus então são sete fundamentais para os acordes).

Sendo assim quando tríades o campo harmônico menor baseado na menor harmônica forma:

No I, IV  – Tríades menores

No bIII – Tríade aumentada

V, bVI, – Tríades maior

II e VII – Tríade diminuta.

O bemol associado ao grau ocorre para representar a diferença entre uma estrutura maior e uma estrutura menor. Vamos tomar como base dó maior e dó menor primitivo. Dó maior possui dó ré mi fá sol lá si dó. Do menor primitivo dó ré mi bemol fá sol lá bemol si bemol e dó.

Dó ré mi – F 2M 3M – I II III

Dó ré mi bemol – F 2M 3m – I II bIII (diminuiu-se meio tom no terceiro grau, por isso representou-se o terceiro grau meio tom abaixo)

No V grau agora está formado, através da sensível do sétimo grau presente na escala menor harmônica, um acorde maior, que estabiliza o campo harmônico maior em critérios próximos ao presente no modo maior.

Em lá menor:

Am Bdim C+ Dm E F G#dim

Observe as tríades apresentadas em sequência de tons vizinhos por sustenido:

Em mi menor

Em F#dim G+ Am B C D#dim

Em si menor

Bm C#dim D+ Em F# G A#dim

Em fá sustenido menor

F#m G#dim A+ Bm C# D E#dim

Em dó sustenido menor

C#m D#dim E+ F#m G# A B#dim

Em sol sustenido menor

G#m A#dim B+ C#m D# E F#dim

Em ré sustenido menor

D#m E#dim F#+ G#m A# B C#dim

Em dó sustenido maior:

A#m B#dim C#+ D#m E# F# G##dim ou Adim

*Neste caso, pela necessidade de representar o sol dobrado sustenido é melhor enarmonizar o campo harmônico para Bbm.

Observe as tríades apresentadas em sequência de tons vizinhos por bemol:

Em ré menor

Dm Edim F+ Gm A Bb C#dim

Em sol menor

Gm Adim Bb+ Cm D Eb F#dim

Em dó menor

Cm Ddim Eb+ Fm G Ab Bdim

Em fá menor

Fm Gdim Ab+ Bbm C Db Ebdim

Em si bemol menor

Bbm Cdim Db+ Ebm F Gb Adim

Em mi bemol menor

Ebm Fdim Gb+ Abm Bb Cb Ddim

Em lá bemol menor

Abm Bbdim Cb+ Dbm Eb Fb Gdim

#VemProSouzaLima

Uma atividade interessante é tocar todas as estruturas em seu instrumento, se melódico arpejando, se harmônico, arpejando e com acordes.