17 abr Quais são as tríades de um campo harmônico menor baseado na escala menor harmônica?
Quais são as tríades de um campo harmônico menor baseado na escala menor harmônica?
Como é a terceira publicação especialmente com este tema precisamos recordar, caso esta seja sua primeira leitura, que os campos harmônicos são construídos através de escalas diatônicas. O campo harmônico maior então responde a uma escala diatônica maior. O campo harmônico menor de maneira peculiar responde a três escalas menores (primitiva, harmônica e melódica). Pronto!
Nesta publicação veremos os graus de uma escala menor harmônica.
São 12 tonalidades menores, que usufruem cada tonalidade de 36 conjuntos diferentes, ou pela tríade, ou pela sétima ou pelas extensões.
Como os acordes são formados?
Os acordes no modo menor são sobrepostos em terças diatônicas, ou seja, terças encontradas da própria estrutura do tom sobre cada grau da escala (cada escala tem sete graus então são sete fundamentais para os acordes).
Sendo assim quando tríades o campo harmônico menor baseado na menor harmônica forma:
No I, IV – Tríades menores
No bIII – Tríade aumentada
V, bVI, – Tríades maior
II e VII – Tríade diminuta.
O bemol associado ao grau ocorre para representar a diferença entre uma estrutura maior e uma estrutura menor. Vamos tomar como base dó maior e dó menor primitivo. Dó maior possui dó ré mi fá sol lá si dó. Do menor primitivo dó ré mi bemol fá sol lá bemol si bemol e dó.
Dó ré mi – F 2M 3M – I II III
Dó ré mi bemol – F 2M 3m – I II bIII (diminuiu-se meio tom no terceiro grau, por isso representou-se o terceiro grau meio tom abaixo)
No V grau agora está formado, através da sensível do sétimo grau presente na escala menor harmônica, um acorde maior, que estabiliza o campo harmônico maior em critérios próximos ao presente no modo maior.
Em lá menor:
Am Bdim C+ Dm E F G#dim
Observe as tríades apresentadas em sequência de tons vizinhos por sustenido:
Em mi menor
Em F#dim G+ Am B C D#dim
Em si menor
Bm C#dim D+ Em F# G A#dim
Em fá sustenido menor
F#m G#dim A+ Bm C# D E#dim
Em dó sustenido menor
C#m D#dim E+ F#m G# A B#dim
Em sol sustenido menor
G#m A#dim B+ C#m D# E F#dim
Em ré sustenido menor
D#m E#dim F#+ G#m A# B C#dim
Em dó sustenido maior:
A#m B#dim C#+ D#m E# F# G##dim ou Adim
*Neste caso, pela necessidade de representar o sol dobrado sustenido é melhor enarmonizar o campo harmônico para Bbm.
Observe as tríades apresentadas em sequência de tons vizinhos por bemol:
Em ré menor
Dm Edim F+ Gm A Bb C#dim
Em sol menor
Gm Adim Bb+ Cm D Eb F#dim
Em dó menor
Cm Ddim Eb+ Fm G Ab Bdim
Em fá menor
Fm Gdim Ab+ Bbm C Db Ebdim
Em si bemol menor
Bbm Cdim Db+ Ebm F Gb Adim
Em mi bemol menor
Ebm Fdim Gb+ Abm Bb Cb Ddim
Em lá bemol menor
Abm Bbdim Cb+ Dbm Eb Fb Gdim
#VemProSouzaLima
Uma atividade interessante é tocar todas as estruturas em seu instrumento, se melódico arpejando, se harmônico, arpejando e com acordes.