03 abr Quais as tensões do campo harmônico menor?
Quais as tensões do campo harmônico menor primitivo?
Já de cara adianto que estou respondendo a pergunta de um leitor. Vale iniciar com a afirmação de que um campo harmônico menor é estruturado com estruturas (acordes e alturas) provenientes das três escalas – primitiva, harmônica e melódica, concomitantemente.
E promovendo uma seção de perguntas e respostas rápidas, vamos ao segundo tema da semana: Quais as tensões do campo harmônico menor se nos basearmos pela escala menor primitiva?
A resposta então é: os acordes construídos e as tensões disponíveis são idênticas ao modo maior por tratar-se de um mesmo conjunto, apenas ocorre a redistribuição do ciclo.
Por exemplo: Dó maior e lá menor primitivo possuem exatamente os mesmos sons.
– O primeiro grau é formado por um acorde menor com sétima menor, e recebe nona maior e décima primeira justa como tensões disponíveis, e tem a décima terceira menor como nota evitada. Im7
– O segundo grau é formado por um acorde meio diminuto, menor com sétima menor, e recebe décima primeira justa e décima terceira menor. A nona menor é a nota evitada. IIm7(b5)
– O terceiro grau de um campo harmônico maior é formado por um acorde maior com sétima maior recebe a nona maior e a décima terceira maior como tensões disponíveis, portanto a décima primeira justa será a nota evitada. bIII7M
– O quarto grau é formado por um acorde menor com sétima menor, recebe a nona maior, a décima primeira justa e a décima terceira maior como tensões disponíveis. IVm7
*Aqui vale uma primeira consideração, alguns livros tratam a décima terceira maior como nota evitada para o IV grau. Pela consideração que a utilização da décima terceira maior em um acorde menor forma um trítono, o que descaracterizaria o acorde. Particularmente ensino que as estruturas de tensão devem ser hierarquizadas pelos gêneros, não por conceitos interpretativos. Desse modo considero a décima terceira maior como tensão disponível.
– O quinto grau é formado por um acorde menor com sétima menor, recebe apenas a décima primeira justa, e justo posto, a nona menor e a décima terceira menor são notas evitadas. Vm7
– O sexto grau é formado por um acorde maior com sétima maior, e recebe nona maior, décima primeira aumentada e décima terceira maior. bVI7M
– O sétimo grau seja ele formado por um acorde maior com sétima menor, ou como um acorde suspenso com sétima menor, recebe como tensões a nona maior e décima terceira maior, assim sendo, a nota evitada será a décima primeira justa e décima maior, respectivamente. bVII7
***Os conjuntos relativos repetem as mesmas estruturas então, compreende?