Fale Conosco

Por que é tão difícil tocar MPB?

Por que é tão difícil tocar MPB?

Por que é tão difícil tocar MPB?

Por tratar-se de um encontro de poesia, melodia e harmonia amplamente desenvolvidos.

MPB é um estilo musical surgido no final da década de 1960 e consolidado no mercado fonográfico brasileiro na década de 1970.

Constituiu-se por geração toda nascida nos anos 1940, que apreciava a música brasileira fonográfica da rádio – os sambas, o baião, a canção – tanto quanto a música bossa-novista.

A MPB, sigla para música popular brasileira, usufruiu das matrizes culturais rítmicas propondo estilo poético contestador e de observação social, não de vivência social, com harmonizações típicas da influência bossa-novista.

Imagine que todos os artistas dessa geração se influenciaram por João Gilberto e a gravação do “Chega de Saudade”. Bossa-Nova não é MPB. MPB não é bossa-nova!

Vinícius cantava sua vivência social! Elitista é fato. Bastante questionável em diversas observações presentes em sua construção poética! Mas que para esta geração que deflagrou a MPB representou uma letra de um estrato social mais palpável! Ou melhor identificável!

Vinícius cantava as imagens da classe média. Chico Buarque e Edu Lobo se viam em Vinícius muito mais que em Noel Rosa, que compunha basicamente samba, samba-choro, samba-canção! E descrevendo a boemia, a malandragem vivenciada!

Esse é o ponto da MPB! Noel Rosa vivenciou a malandragem! Chico Buarque é um observador da malandragem, ou melhor, um romanceador!

A MPB então observa e canta mais temas! Com intuito de questionar! Problematizar!

E a combinação de melodia brasileira, harmonia sofisticada e letras complexas, com enredos e rimas diversas, faz da MPB algo que necessita de mais tempo para assimilação, e tanto mesmo para execução.

Quinhentas publicações!

Hoje completo quinhentas publicações no BLOG Souza Lima! São quinhentos pensamentos, entrevistas, textos livres, textos dissertativos, orientações de carreira! Infográficos! História! Teoria musical! São quinhentas contribuições!

Compartilhe! Cante! Toque! Divulgue essa forma de dividir o conhecimento que adquiri de uma maneira global e gratuita! Leia sem limites! Releia, imprima!

#VemProSouzaLima