19 nov Existe técnica para decorar música?
Existe técnica para decorar música?
Um leitor trouxe para nós uma questão muitíssimo importante para todos que se dedicam na prática de um instrumento musical. Afinal existe técnica para decorar música?
Não diria técnica caríssimo leitor, diria estratégia. Ou até melhor estratégias.
1| A primeira questão para memorização parte do primeiro contato que você terá com a obra musical. Sair tocando de qualquer maneira procurando resolver tudo muito rápido atrapalha. O motivo é simples: não controlamos as sinapses, a aprendizagem ocorre no momento em que induzimos o movimento, quando erramos aprendemos errado.
Pense bem, já deve ter acontecido com você, um erro que cometeu quando estava ainda “tirando” ou “levantando” a música, populares e eruditos conversando, depois de já ter resolvido o problema, um belo dia você novamente comete aquele erro. Isso se dá pelo aprendizado. Se a sinapse aconteceu com um erro, ele ali estará e um dia aparece.
Aprender a música com paciência, ciente de cada movimento, com um décimo do andamento é uma excelente técnica de memorização.
2| Marcar e absorver cada melodia. Seja pela oralidade, ou pela observação escrita. Ouvir a peça ou desenhar ligaduras de fraseado sobre início e fim de frase.
Se você compreende a frase segue o que se pretende: A música deve existir em você, antes que exista em seu instrumento. E para que exista em você, precisamos aventar todos os recursos que possuímos para fazê-la. Equilibre oralidade e escrita.
3| Repetição é parte da ação do instrumentista. Depois de assimilada corretamente na primeira e segunda observação, repita a música por frases, ciente de que realize a mesma quantidade de vezes as diferentes partes. Nesta hora é importante que se avalie os andamentos, é positivo subirmos no mínimo três BPM e no máximo cinco BPM, para que seja possível sentir o novo andamento.
Nesta subida eu sigo a regra, você toca quatro vezes de maneira perfeita em um andamento, ótimo, avança um andamento, se errar duas vezes seguida, regressa ao andamento anterior, seguindo progressivamente até atingir o andamento final.
Falamos de coisas importantes!