27 set O que são funções de acorde?
O que são funções de acorde?
Primeiramente vamos definir o espaço que vamos ocupar. Esse espaço que me refiro é o espaço da harmonia popular, que erroneamente é chamada de harmonia funcional. Trata-se de situações, organizações e pontos de observação musicais distintas.
Nessa publicação trataremos exclusivamente das funções de acorde para harmonia popular, algo por exemplo, que pode ser cobrado nos vestibulares da UNICAMP e Faculdade Souza Lima.
Harmonia Funcional na dinâmica original se cobra como opção apenas no vestibular da USP, que permite a utilização dos valores da Harmonia Tradicional, com os processos de cifragem em sua avaliação.
Funções na Harmonia Popular
Neste caso então as funções qualificam e separam em grupos os acordes produzidos ou não em uma tonalidade.
Para harmonia popular possuímos três funções harmônicas para os acordes oriundos da escala maior, ou seja, produzidos a partir das notas de uma escala maior.
I IIm IIIm IV V Vim VIIdim (tétrades)
I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 Vsus7 Vim7 VIIØ (tríades)
Os livros de Harmonia Popular tratam os acordes em três grupos de funções, baseado em graus, e independentemente de serem tríades ou tétrades. Independentemente também de estarem em posição fundamental ou invertidos.
1| Função Tônica – acordes de primeiro, terceiro e sexto grau.
2| Função Subdomiante – acordes de quarto e segundo grau.
3| Função Dominante – acordes de quinto e sétimo grau.
Particularmente avalio como diferentes as funções de acorde entre tríades e tétrades, e até mesmo com inversões, mesmo nessa prática analítica da música popular. Mas isso é assunto para outra publicação.
A função dominante possui característica de instabilidade por possuir o trítono da tonalidade. O V7 é chamado de dominante primário.
Entre as funções há mais duas variações de dominantes: as dominantes secundárias e as dominantes estendidas.
Pronto, tratamos das funções de acorde preliminarmente, agora é com vocês.