29 jan Partitura com Ligadura
De acordo com a solicitação de um leitor vamos trazer o tema da ligadura, dessa vez procurando ser mais específicos quanto a durações, já que a terminologia pode ser empregada em diferentes situações. O substantivo então é ligadura, com o adjetivo valor.
A Ligadura de Valor é aquela estabelecida sobre uma mesma nota. Ampliando sua duração. Somando a proporção dos valores. Interligando por uma mesma altura, na parte da figura chamada cabeça.
Para desenvolver a leitura de uma ligadura de valor siga o processo:
- Leia a frase rítmica sem a ligadura, seguindo a proporção estabelecida entre o pulso constante e o signo de compasso.
- A seguir acrescente a ligadura, de modo a suprimir a inflexão do som em que está ligada a figura. Mesmo assim procure sentir internamente, ou até imaginar o entoar, mas prolongando a duração.
A Ligadura de valor prolonga duração. Não cria novas figuras, apenas interage com as figuras de um inventário rítmico prévio e existente.
Nesse caso não se assuste com a ligadura, concentre-se em onde está a inflexão – o lugar onde você toca.
Observe a utilização da ligadura, quando há possibilidade de escrita por outras proporções, e quando está atravessando a barra de compasso estipulado pelo signo de compasso.
A ligadura gera síncope?
Sim, em grande parte dos casos, a ligadura compõe a síncope ou síncopa – que é quando há inversão métrica por sobreposição, ou quando um tempo fraco ou parte fraca de tempo se sobrepõe a um tempo forte ou parte forte de tempo.
Tem outra dúvida? Escreva para joao.marcondes@souzalima.com.br