08 set O que é afinação para um instrumento musical?
Questão de um leitor: O que é afinação para um instrumento musical?
Interessante levar em conta que afinação é algo obrigatório, mas que conserva peculiaridades interpretativas ou pontos relevantes que a tornam secundária.
Escrevi um texto sobre isso aqui em nosso blog chamado: Afinação é tão importante assim? Já leu? E lá questiono um tanto o quanto se valoriza a afinação, ante emoção, e expressividade.
Primeiramente afinar é determinar a composição dos sons através de uma referência primordial. Em espaço e vibração, hoje na medida Hertz.
Vale ressaltar que cada instrumento musical, de cordas pinçadas, adquiriu uma composição de afinação, que lhe é histórica e ao mesmo tempo fisiológica.
Afinação como paradigma da música ocidental.
Afinamos um instrumento em lá 440hertz, as demais alturas seguirão essa proporção criando um determinado campo de frequências. Agindo de acordo com esse campo estamos tocando afinados. A música popular instituiu a afinação fonográfica em lá 440hertz.
A música erudita alterna seu campo de frequências perante a definição da nota lá. Podendo assim ocorrer a consolidação em lá em 438 hertz, ou em 440 hertz ou ainda em 442 hertz. Evidentemente que um ouvido destreinado não sente essa variação.
Poderíamos nos estender ao discurso até a Grécia, falar de Pitágoras e suas descobertas quanto ao som fundamental em um corpo elástico, e as percepções que levaram a afirmações que atravessaram a história, mas fica para outra publicação.
A questão aqui por ser simples merece o apontamento: é equalizar as cordas ou as vibrações em fluxo de ar com uma determinada referência.