O que é forma sonata?

O que é forma sonata?

O que é forma sonata?

Eu, particularmente, tenho fugido um pouco desse assunto aqui no BLOG. Leciono sobre isso, e repito a composição em forma sonata semanalmente como objeto de estudo para meus alunos. No entanto, considero um estigma composicional extremamente ultrapassado, o que mais preferir contribuir para uma desconstrução, ao não a mencionar, para mim será melhor. Formar estudantes em livre pensamento, não os obrigando a fazer mais do mesmo como prática inútil.

Pois bem, a forma sonata é uma forma binária. Até há a possibilidade de ter apenas um tema, mas o habitual é que sejam dois temas e o primeiro e o segundo sejam bastante divergentes, para que seja a clara a percepção deles.

Como compositor costumo desenvolver uma introdução curta, e logo trazer o primeiro tema, em dezesseis compassos. A seguir trago o segundo tema na mesma tonalidade, e a partir de oito compassos o consolido.

O que vem como mais longo é o desenvolvimento, a seguir dos dois temas. Se desenvolve como um solo de fato, que nas minhas peças chega a durar trinta e dois compassos, ou seja, o dobro do primeiro tema.

A seguir reapresento os temas simultaneamente, assim é minha predileção. Nesses anos de observação composicional e análise, compreendi que cada compositor consolida seu modelo. Este é o meu. E seu compositor favorito qual modelo segue?

Quer estudar isso? Vem pro curso de composição e arranjo com ênfase em trilha sonora aqui do Souza Lima!

Dê mais atenção para compor e ouvir, do que analisar. Pense nisso! Não se engane com falastrões que não compõe, ou não são capazes de compor uma melodia sequer para uma frase de caminhão.

Você também deve estudar isso na Faculdade Souza Lima, optando pela composição e arranjo a partir do quinto semestre.

#VemProSouzaLima