13 coisas que todo músico deve ter

13 coisas que todo músico deve ter

13 coisas que todo músico deve ter? Sim! Quantos apetrechos tecnológicos existem para otimizar o fazer do músico? Muitos e muitos, outros tantos muitos…  Mas o que de fato precisamos ter para ser um musicista de sucesso? Para fazer com que nossas carreiras se estabeleçam! E que possamos fazer a diferença como artistas, músicos, músicos-educadores, arranjadores, compositores…

E então as treze coisas que todo músico deve ter:

 

  1. Um bom instrumento.
  2. Um afinador eletrônico.
  3. Um metrônomo.
  4. Uma cadeira confortável.
  5. Um ambiente com boa iluminação.
  6. Um espelho, ou câmera.
  7. Um luthier – para confiar seu instrumento e mantê-lo sempre regulado.
  8. Um gravador.
  9. Uma estante de partitura.
  10. Um bom fone de ouvido ou reprodutor para ouvir música.
  11. Um bom livro de teoria musical.
  12. Uma boa orientação – um mestre, professor ou faculdade.
  13. Disciplina.

Então vamos lá?

Ter um ótimo instrumento musical facilita o desenvolvimento do músico. Há instrumentos de qualidade intermediária e iniciante que não possuem os mesmos recursos. O timbre inferior, intensidade desequilibrada, variáveis que dificultarão sua prática e aprendizado, e está entre as treze coisas que todo músico deve ter.

Afinador eletrônico hoje em dia há aplicativos gratuitos e de considerável qualidade. O afinador propiciará a ciência e precisão do músico quanto a determinado coletivo. Normalmente utilizamos a afinação baseada na proporção do lá 440 hertz, mas há variações que podem ser solicitadas.

Metrônomo é a base do estudo musical. Para desenvolver determinado aprendizado precisamos de orientação do tempo. Inicie o estudo lentamente para que as sinapses ocorram de forma precisa, e acelere progressivamente. Procure um metrônomo sensitivo que responda ao pulso de forma inversa, quando houver dúvidas.

E quanto ao espaço?

Uma cadeira confortável é primordial. O bom músico passa horas sentado estudando, e o primeiro passo é sem dúvida o conforto para que esse período seja pleno.

Um ambiente bem iluminado, ou por uma luz que o compõe, ou por uma luz específica para iluminar a partitura por exemplo, para um show em um palco ter uma luz é necessidade básica.

Um espelho propicia que o músico instrumentista se autoavalie, em determinadas situações. Esse espelho também pode ser um vídeo gravador, uma câmera, que propiciará uma consideração sobre o fazer momentâneo do músico, procure o melhor enquadramento.

E o que mais?

Um luthier que mantenha seu instrumento em dia otimiza sua execução e domínio técnico, peça indicação a um músico de confiança, parece desimportante mas está entre as 13 coisas que todo músico deve ter.

Um gravador registrará sua evolução em determinado repertório, interpretação ou improvisação. Mantenha a rotina de gravação, e perceba sua evolução.

Uma estante de partitura sempre, impossível obter uma boa postura sem uma estante a frente, o que se lê não pode ficar sobre uma mesa. O pianista possui ali algo que posiciona a partitura a sua frente acoplado no instrumento.

Como ser músico sem ter onde ouvir a música? Invista em um fone de ouvido adequado ou em um bom emissor – rádio, mp3. Ouvir música é mais que a metade do nosso aprendizado, então vamos fazer com qualidade.

Um bom livro de teoria musical resolverá eventuais dúvidas que surgirem no trato das terminologias, de formações de compasso, acordes, e estruturas, tessituras e outras coisas mais. Peça indicação ao seu professor. Acrescente ao livro de teoria os livros que compõe a base teórica do seu instrumento, ou do fazer do arranjador ou do compositor.

O mestre em seu tempo?

Um mestre, um professor ou faculdade de música. Nos dias de hoje poucos são os músicos que não são formados, que não tiveram mestres, professores, orientadores. Quem é o seu? Mesmo depois de formado mantenho ativo meu guru musical.

Disciplina não é um objeto. Não sei se de fato é possível medi-la. Mas é algo que precisamos obter. Apenas o condicionamento propicia a evolução em música. A disciplina propicia o condicionamento. Onde estamos e onde vamos chegar? A disciplina responderá.

Ser músico é algo esplendoroso. Que requer estudo. Carisma. Bons contatos. E muita energia.

Eu já sou músico, e você? Somos colegas já?

Artigo publicado originalmente em 4 de dezembro de 2017, atualizado e revisado em 21 de janeiro de 2019.

#VemProSouzaLima