Atitudes de empreendedor

Atitudes de empreendedor

Todos nós temos o potencial para nos tornarmos um empreendedor. Mas para se chegar lá é necessário compreender e colocar em prática e saber tirar o melhor proveito disso para se alcaçar o sucesso. Abaixo cito, algumas características primordiais, do meu ponto de vista, da forma que eu atuo e procuro compartilhar. As atitudes descritas abaixo me ajudaram a crescer profissionalmente e a realizaro dose de meu projeto, claro, que aliadas a uma boa perseverança, seriedade, dedicação, disciplina e, principalmente, foco.

Ouvir é uma ferramenta muito importante para se ter noção do que se quer fazer, sobretudo, as pessoas que estão ao seu lado. Todo comentário positivo – seja em uma canção no rádio, uma notícia, palestra, conselhos, histórias, depoimentos, documentários, enfim – deve ser absorvido para o bem do projeto. Esta característica é intrínseca ao empreendedor.

Estar atento o tempo todo também é uma qualidade importante. Você deve estar preparado para tomar ações rápidas e focadas de acordo com a situação, buscando a solução mais imediata possível. Tudo na vida é questão de resultado e o empreendedor deve estar à frente do que está acontecendo para saber o como agir. Você deve perceber tudo que está a sua volta.

Observar é outra atitude que ser colocada em prática e no cotidiano. Note aquilo que poucas pessoas conseguem ver, antecipe os fatos. Busque novos conhecimentos diariamente, seja através de leituras, de conversas informais com amigos, funcionários, professores e etc. Sempre existe um novo e diferente ponto de vista, uma nova opção, um novo caminho a seguir. Você pode até definir um novo conceito para a sua vida profissional.

A ação faz parte do comportamento do empreendedor. Você já passou pela fase de ouvir, estar atento, observar, portanto, a ação será mais eficaz e você terá mais chance de acertar. Na busca por novos caminhos, descobrem-se muitas situações e com elas surgem muitas ideias que você pode concretizar em novos projetos de sucesso.

Por fim, a realização complementa tudo o que mencionei acima. A atitude e a ação concretizam os nossos projetos e tornam nossos sonhos realidade. Fazemos a diferença e esperamos que o resultado do nosso projeto motive, transforme, auxilie, ajude, desenvolva, cresça e crie mais um fator determinante para o sucesso do nosso projeto empresarial.

Confesso a vocês que a vida me ensinou a conduzir o meu dia a dia desta forma. Foi reunindo todas estas atitudes durante os 30 anos de prestação de serviços musicais, agindo sempre de forma visionária e futurista, que me tornei pioneiro em diversos segmentos ligados ao meio educacional/cultural do nosso país.

Boa sorte a todos!

Coluna publicada na Edição nº 31, da Revista no Tom

Curso de Extensão em Empreendedorismo e Gestão de Negócios na Música

Conheça o curso de empreendedorismo em >> Seja empreendedor