Documentário "Na Rota do Furacão" - Estúdio AIR Montserrat

Na Rota do Furacão

O estúdio de gravação AIR Montserrat foi construído por George Martin (o quinto Beatle) na ilha de Montserrat, Altântico Norte, e funcionou durante o período de 1979 a 1989.

Em apenas uma década, álbuns clássicos de bandas como Rolling Stones, The Police, Dire Straits, Paul McCartney, Elton John, Eric Clapton, Nazareth e Simply Red, dentre muitos outros, foram gravados no AIR Montserrat. Com a passagem do furacão Hugo por Montserrat, em 1989, o estúdio foi parcialmente destruído, e deixou de operar desde então.

Em outubro de 2022, Sallaberry, que vinha trabalhando em seu livro sobre o AIR Montserrat – “Na Rota do Furacão” -, obteve autorização da família Martin para visitar as ruínas do estúdio – que é proibido para a visitação do público. Nessa ocasião, além de produzir material fotográfico para o livro, também gravou as imagens que vieram a ser incluídas no vídeo documentário que leva o mesmo título do livro, ou seja, “Na Rota do Furacão”.

Como disse Sallaberry, “não se trata de uma superprodução cinematográfica, até porque não era essa a proposta, e sim a de produzir um documentário, com boa qualidade técnica, para levar ao público imagens que nunca antes foram mostradas ao público, de um estúdio tão importante como o AIR Montserrat”.

Além de imagens do estúdio, o documentário, com duração de 38 minutos, contém imagens de Plymouth, a capital de Montserrat, que foi soterrada pela lava do vulcão Soufrière Hills, em 1997.

Um documentário indispensável para os que gostam de rock, de estúdios, mas acima de tudo, de música.

Documentário:
Na Rota do Furacão

Data:
05/04/2023

Local:
Souza Lima Paraíso

×