1º Lugar:
William Bann, 10 anos, São Paulo/SP.
2º Lugar:
Hadassa Patrocinio Xavier, 09 anos, Osasco/SP.
1º Lugar:
Yago Correia de Brito, 12 anos, São Paulo/SP.
1º Lugar:
Matheus Sarmento de Macedo, 17 anos, São Paulo/SP.
2º Lugar:
Eduardo Gonzaga Rocha Rodrigues, 15 anos, Praia Grande/SP.
1º Lugar:
Matheus Ng, 21 anos, São Paulo/SP.
2º Lugar:
Leonardo Mueller, 24 anos, Florianópolis/SC.
Thiago Leite Barbosa, 22 anos, Osasco/SP.
2º Lugar:
DUO GUARUJÁ, Guarujá/SP.
Flávio Schafka, 30 anos e Filipe Marinho Barboza , 25 anos.
É violonista, doutora e mestre em Música pela ECA-USP, sob orientação de Flavia Camargo Toni e Edelton Gloeden, respectivamente. Bacharel em música com habilitação em instrumento, violão, sob orientação de Giacomo Bartoloni, é pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. Sua pesquisa de doutorado, “O mundo do violão em São Paulo: processos de consolidação do circuito do instrumento na cidade (1890-1932)“, recebeu a primeira menção honrosa no Prêmio Silvio Romero 2021 (IPHAN) e deu origem a dois álbuns de partituras “Violões na Velha São Paulo“, com edição de Ivan Paschoito (LEGATO EDITORA, 2022). Atua como regente convidada da Camerata de Violões Infanto-Juvenil do Guri Santa Marcelina (2022-2023).
É bacharel (2005) e mestre (2013) em música pela USP, sob orientação do Prof. Edelton Gloeden. É integrante do Quaternaglia desde 2010, com o qual viajou em turnês pelo Brasil, EUA, Portugal e Espanha, além de lançar 6 CDs. Junto à equipe da GuitarCoop, atua como produtor musical, lançando discos, entrevistas e vídeos. Sua atividade docente merece destaque por lecionar há 11 anos violão na Tom Jobim EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo, ministrando aulas e coordenando a Camerata de Violões. Em nível superior, atua como professor de violão na graduação da Universidade Metropolitana de Santos desde 2014 e como professor de produção de áudio no curso de pós-graduação em violão da Faculdade Santa Marcelina, desde sua fundação. Colaborou com a publicação dos livros didáticos do Projeto Guri e é membro fundador da Associação Orff-Schulwerk do Brasil, tendo organizado cursos internacionais de Educação Musical.
Nasceu em São Paulo. Estudou violão e composição com Manuel Fonseca, Armando Vidigal, Edelton Gloeden e Ricardo Rizek. É bacharel em filosofia (USP), mestre e doutor em semiótica (PUC-SP), coordenador da Pós-Graduação em Violão: pedagogia e performance da Faculdade Santa Marcelina, além de professor FMU/ FIAM-FAAM, em São Paulo e do Instituto Estadual Carlos Gomes, em Belém (PA). Molina é o coordenador artístico do Concurso de Violão Souza Lima desde 2010. É fundador Quarteto de Violões Quaternaglia, com o qual tem se apresentado em turnês pelo Brasil, Estados Unidos, América Latina, Europa e Austrália. Como solista apresentou-se em 2008 no Suntory Hall de Tóquio (Japão). Idealizador e apresentador de séries de programas veiculados pela Rádio Cultura FM de São Paulo, palestrante convidado em instituições como USP, Unesp, Unicamp, Yale University, Jacobs School em Bloomington (Indiana), Texas Christian University, Columbia University, Hunter College e Conservatório de Coimbra. É autor dos livros Mahler em Schoenberg: angústia da Influência na Sinfonia de Câmara n. 1 (2003) e Música Clássica Brasileira Hoje (2010) e crítico de música do jornal Folha de S. Paulo.
Henrique Pinto (1941-2010) iniciou a sua formação musical com Sérgio Scarpiello, estudando sucessivamente com Manoel São Marcos, Isaías Sávio, Carlos Barbosa Lima, José Thomaz (Espanha) e Abel Carlevaro (Uruguai). Como professor de violão atuou na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Conservatório Brooklin Paulista, Instituto Normal de Música, Faculdade Mozarteum, Faculdade São Judas Tadeu, FMU/Fiam-Faam, Escola Municipal de Música e Faculdade Cantareira. Participou como professor convidado dos cursos e festivais de musica de Porto Alegre, Montenegro e Vale Vêneto, Caxias do Sul, Foz do Iguaçu, Joinville, Brusque, Florianópolis, Goiânia, Brasília, Campos do Jordão, Salvador, João Pessoa, Campo Grande, Belém, Vitória, Medellín (Colômbia), Cochabamba e La Paz (Bolívia), Santo Tirso e Aveiro (Portugal) e Koblenz (Alemanha). Editou uma série de trabalhos didáticos pela Ricordi Brasileira, e seu livro “Ciranda das Seis Cordas” foi lançado na Itália e é utilizado em escolas de música de vários países da Europa. Como integrante do Violão-Câmara-Trio, lançou em 1989 um LP, que foi considerado pelo maestro Júlio Medaglia “um dos melhores discos de música instrumental do ano”. Coordenou a série de recitais “Projeto-Violão no MASP”, os cursos de técnica e interpretação violonística na Faculdade Mozarteum e Conservatório Brooklin Paulista e foi o criador dos Concursos e Seminários de Violão Souza Lima. Henrique Pinto formou diversas gerações de violonistas brasileiros, entre os quais alguns nomes de larga reputação nacional e internacional. Seu entusiasmo, dedicação e sabedoria transcenderam o ensino de técnica e interpretação, pois o contato com sua arte transformava de modo profundo a vida dos alunos. Levar adiante o trabalho desenvolvido por ele durante quase quatro décadas é o grande desafio da presente edição do Concurso Nacional de Violão organizado pelo Souza Lima. Criado por ele em 1990, o Concurso atinge neste ano a sua 33ª edição consecutiva.
Banco Bradesco (237) / Agência: 0562-2 / Conta Corrente: 05487-9 / CNPJ: 23.187.308/0001-93
Chave PIX: CMFSL – Empreendimentos Musicais Eireli. CNPJ: 23.187.308/0001-93
Obs: Nos pagamentos efetuados via PIX, por favor colocar no campo de mensagem o nome do candidato, turno e concurso. O comprovante da transferência bancária (ou PIX) realizado deverá ser enviado para o e-mail: eventos@souzalima.com.br
O Conservatório Musical Souza Lima oferece uma data em 2023 para recital no Auditório Souza Lima com um dos ganhadores do Concurso (a critério da Banca Julgadora).
1ª Categoria:
I Turno: Troféu e Certificado de Premiação Souza Lima para os 1º, 2º e 3º colocados.
II Turno: Troféu e Certificado de Premiação Souza Lima para os 1º, 2º e 3º colocados.
III Turno: Troféu e Certificado de Premiação Souza Lima para os 1º, 2º e 3º colocados.
IV Turno: Troféu e Certificado de Premiação Souza Lima para os 1º, 2º e 3º colocados.
2ª Categoria:
Troféu e Certificado de Premiação Souza Lima para os 1º, 2º e 3º colocados.
A Carvalho Lutheria, que tem a assinatura do luthier Samuel Carvalho, um dos mais respeitados do Brasil, oferece violões artesanais como prêmio a destaques do XXXIII Concurso de Violão Souza Lima (a critério da Banca Julgadora). Serão três instrumentos, modelos TS1, TS3 e TS5, especialmente construídos com o selo de qualidade da Carvalho Lutheria.
PRÊMIO ZAPMUSIC:
I TURNO – Infantil até 11 anos.
1 ano de acesso a ZapMusic para os 1º, 2º e 3º colocados.
II TURNO – de 12 a 14 anos.
1 ano de acesso a ZapMusic para os 1º, 2º e 3º colocados.
III TURNO – de 15 a 17 anos.
1 ano de acesso a ZapMusic para os 1º, 2º e 3º colocados.
IV TURNO – de 18 anos em diante, sem limite de idade,
1 ano de acesso a ZapMusic para os 1º, 2º e 3º colocados.
Para o primeiro colocado do IV TURNO a ZapMusic ainda dará 3 encordoamentos da Hannabach 500 HT e a participação, tocando em um documentário a ser produzido em 2023, pagando um cachê com a remuneração vigente.
Dias:
25 e 26 de Março de 2023
Coordenação Artística:
Sidney Molina
Banca Julgadora:
Profª Flavia Prando.
Prof. Thiago Abdalla.
Prof Sidney Molina.
Premiação Especial:
Carvalho Lutheria e ZapMusic.